Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Terço - Rosário

Gostaria falar sobre uma Senhora chamada Tia Teca.

Tia Teca, uma brasileira, pessoa muito humilde vendia as verduras numa venda em pequena cidade.
Um dia foi vender as verduras na casa de um senhor e lá no jardim dele perdeu o seu terço, que rezava todos os dias.
Sentiu a falta do seu terço e voltou para procurá-lo.
Sabia que o dono do terreno, onde ela perdeu o terço não entende bem do valor do terço.

Já percebeu isso, quando voltando para casa dele, o encontrou com sorriso de ironia, quando ele dizia: Tia Teca senhora perdeu o seu deus aqui no meu jardim. Tia Teca sendo pessoa calma e ponderável, respondeu com serenidade e sabedoria: Eu, nunca perdi o meu Deus. Estou fiel a Ele no meu batismo que estou praticando na Igreja Católica e seriei fiel ao meu Deus para sempre, até a minha saída deste mundo para a casa do Pai.

O homem ficou impressionado com a resposta tão clara desta humilde mulher.
Quis convencê-la que esta corda que ela procura, poderia mudar para algo mais importante. E mostrando para Tia Teca o terço, que ela perdeu com sorriso bastante irônico lhe perguntou: Senhora Tia Teca, não quer trocar estas cordas com as sementes do Evangelho. De novo Dona Teca com serenidade e paciência respondeu: Senhor eu não sei ler, mas eu medito o Evangelho, eu medito a palavra de Deus todas as vezes, que eu rezo o meu terço.

O homem, que questionava a devoção católica da Tia Teca, começou a se interessar como nestas cordas pode se meditar a Palavra de Deus.
Por favor, Tia Teca, gostaria de saber como senhora medita a Palavra de Deus com a oração do terço.

De novo Tia Teca com simplicidade e serenidade respondeu como ela reza o terço:
Quando pego na cruz, me lembro como o Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu na cruz por causa dos nossos pecados. Jesus  foi crucificado para salvar toda a humanidade.

Quando pego primeira conta do terço, me lembro que existe um só Deus Criador do céu e da terra.
Quando pego três próximas contas, me recordo das três pessoas da Santíssima Trindade׃  Pai, Filho e Espírito Santo.
Quando pego na seguinte conta, me lembro quando Jesus ensinou os apóstolos a rezar o Pai Nosso.

Quando estou meditando cada mistério e cada mistério do terço tem cinco partes. Tudo isso me recorda cinco chagas de Jesus na cruz.

Cada parte do mistério há dez Ave Marias, que me lembram os dez mandamentos de Deus, que Deus revelou ao Moises e próprio Jesus nos recordou sobre o seguimento da nossa vida seguindo os dez mandamentos:

O rosário, que eu rezo, contêm  mistérios da Alegria, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos.
Bem cedo de manhã, quando me preparo para iniciar a caminhada do novo dia, agradecendo também que Deus me concedeu mais um dia de vida, medito os mistérios da alegria, para que eu possa realizar bem o dia nas alegrias e dificuldades e assim me recordo a Sagrada Família e sua vida de dedicação e confiança total diante de Deus.

No meio dia, quando já me sinto um pouco cansada por causa dos afazeres, medito os mistérios luminosos, que recordam coragem e também entrega total de Jesus no serviço e na missão de evangelizar.

A tarde, quando já trabalhei bastante, medito os mistérios dolorosos, que me recordam difícil caminho de Jesus no calvário com a cruz.

Quando está terminando o dia e devo me recolher para descansar, isto é, ir dormir depois do cansaço do dia, em que venci todas as dificuldades, me recordo que Jesus venceu todas as dificuldades, venceu a morte, o pecado e Resuscitou e trouxe para nós a alegria, que é eterna. Eu também medito que me preparo cada dia para esta grande alegria, que me espera um dia na glória com Deus e com todos os santos na eternidade.

E agora, tudo o que eu expliquei sobre a meditação do terço, Senhor me responde׃ eu medito ou não a Palavra de Deus?

O senhor, que nunca entendia a devoção do terço, ficou impressionado com explicação da Tia Teca e disse: Tia Teca, eu gostaria aprender rezar como senhora. Por favor, a senhora me ensine rezar o Santo Rosário.  E Tia Teca respondeu׃ Com grande alegria lhe ensinarei esta bela meditação do Evangelho de Jesus Cristo Nosso Senhor.


**********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário