Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O encontro de Cristo com Maria




O Filho encontrando a Mãe...
Quanta dor no coração da Mãe! 
A vida, que ela gerou – foi rejeitada, abandonada.
O Filho deu a vida por todos!
Fez da sua vida total oblação e foi traído pelos próprios amigos.
Que dor!
Dor do Filho e da Mãe...
O encontro comunica a solidariedade na dor:
Mãe sofre, mas confia, que a justiça virá um dia e que o testemunho do Filho será reconhecido; que a verdade, que ele ensinou,  será implantada na vida de todos.

Mãe conhece o Filho , Filho conhece a Mãe .
Em dois corações há experiência da dor – por causa da ingratidão, por causa da cegueira espiritual dos demais.  
A dor persiste, porque no coração daqueles, que condenaram o Filho continua o mal provocado pelo pecado: pecado do poder, do carreirismo, pecado causado pela idolatria praticada de várias formas.
A dor é forte, como espada que transpassou no fundo o coração, que rasgou nas profundezas o coração do Filho e da Mãe e provocou terrível sofrimento, pois o amor, que eles deram, não foi compreendido, mas traído.

Neste encontro da Mãe com Filho existe o silêncio.
O silêncio comunica compaixão  e emana misericórdia para com todos que causaram a dor.
Mais tarde, o próprio Filho apresentará diante de toda humanidade a missão da Mãe.
Lá, no alto do Calvário, no momento mais cruel da ingratidão, a Mãe viu,  que a vida  que ela trouxe ao mundo  foi esmagada, rejeitada.

Aos pés da cruz estava Maria, Mãe de Jesus, também discípulo de Jesus – João e outras mulheres.
Jesus, já da cruz experimentando total abandono e a ingratidão, olhou com a misericórdia e compaixão, dizendo: ”Mulher (o que significa Mãe), este é  o seu Filho...  esta é a sua Mãe”.
João representa a humanidade.
Maria é a Mãe de toda humanidade!
No encontro da Mãe com Filho, apesar da dor causada de uma forma injusta, ambos têm um querer, um desejo – a felicidade de todos!

Que todos possam compreender, que nesta Via Sacra – do Filho e da Mãe, existe a esperança.  Deus quer, que haja paz; que os inimigos se tornem amigos; que os ladrões devolvam o que roubaram; que aqueles que dividiram a felicidade dos outros, procurem devolver a união...

Ele quer que os criminosos se arrependam por tantas vidas que mataram, destruíram e exploraram...  Que aqueles, que destruíram o bom nome, possam devolver a dignidade... Deus quer que uns olhando nos olhos dos outros possam se cumprimentar, sem preconceitos,  sentindo desejo da paz reinando em seus corações.

Assim se encontram a Mãe e o Filho, promovendo seu testemunho do amor e perdão, o nascimento de uma nova humanidade no coração de cada um de nós – isto é,  no coração do mundo.

Amém.

Pe. Jan Zasowski



********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário