Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

domingo, 24 de março de 2013

Viver a conversão - caminhando para Vida Nova



Semana Santa é o tempo  para refletir de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos. É o tempo para nos olharmos no espelho da vida. Talvez seria bom fazer um check-up,  pois  existem algumas dores se agravando. Olhando no fundo dos nossos corações há tantas feridas causadas pelo egoísmo.

Semana Santa é o tempo para ver os nossos defeitos  e tudo o que causou desordem em nossas vidas. É o tempo da conversão em busca de uma vida direcionada para Deus.

O recurso é uma boa confissão. O caminho é a penitência, isto é, despojar-se de tudo o que não nos deixa  ser felizes.
Viver a conversão é mudar  em primeiro lugar a própria  vida, isto  é, a mentalidade de viver e de agir. Cristo nos pede para mudarmos a estrada - tantas vezes confusa, fora dos valores do Evangelho e que nos distanciou de Deus.

O convite de Jesus para a conversão significa estar atento em todos os momentos da nossa vida, para que esta  possa ser orientada na direção de Deus.

Um dos remédios recomendáveis  para uma pessoa ser feliz, é a oração.
Só com a luz da escuta, abertura e entrega a Deus somos capazes de ser humildes, coerentes e honestos.
Precisamos aceitar a ética de Deus para seguir com fidelidade o seu projeto. Quando continuamos  presos em nossa matéria, corpo, mundo - vivemos uma vida que não tem sentido, como afirma São Paulo.

Semana Santa é o Caminho para Páscoa, que é a única vida que deve nos interressar.
Por isso,  este tempo  é um convite  para uma reflexão mais profunda dentro do nosso ser.
É um convite para nos olharmos por dentro como somos e notarmos onde devemos mudar e melhorar.
Neste tempo da graça e misericórdia veremos o que deve ser curado em nós.
É um processo de transformação total. Isto é, a transformação de humano para divino, para nos tornarmos semelhantes a Ele.
Podemos ter a certeza que Deus vendo o nosso esforço  e sacrifício nos direcionará para seguirmos com firmeza e fidelidade o seu projeto.
O santo é o homem integral, que vive unindo os valores humanos com espirituais. O seu modo de ser e agir faz admiração de todos.

Desejo,  que este tempo da Semana Santa seja para todos nós o início de um novo entusiasmo e de um novo renascimento e transformação.

Senhor neste caminho para a Páscoa renova a minha vida.
Senhor, renova o meu espírito!
Traga-me a luz, para que eu saiba sair de todas as formas de escravidão.
Traga–me a liberdade, para que eu seja livre de todas as minhas prisões.
Traga–me a paz, para que eu saiba acabar com toda guerra, que provoco dentro de mim e ao meu redor.
Traga–me silêncio no coração, para que eu possa me libertar de todo barulho do mundo.
Traga–me amor, para que eu possa dar o melhor de mim na partilha dos dons,
no serviço, na dedicação à missão do cristão.
Traga–me a verdadeira alegria, para que eu possa fixar o meu olhar só em Ti.
Traga–me a felicidade, para que eu possa repousar em Ti.
Senhor faça de mim um instrumento mais afinado, para que os seus sons
formem a comunhão entre nós e entre todos os irmãos e irmãs.

Amém.

Pe. Jan Zasowski



******************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário