Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Amai os vossos inimigos, fazei o bem a quem vos odeia (Mt. 5,44)



Não odeia! – O ódio é uma forma de loucura. É um verme que lentamente destrói todo nosso tecido espiritual. O ódio destrói toda bondade e todo  sentimento.

O ódio provoca a vingança. Tendo o ódio no coração não encontramos a paz.  O ódio acaba com verdadeiro bem estar. O ódio tira equilíbrio e harmonia e acaba com o nosso sorriso. O sorriso se torna fingido e muito cínico.
Os nossos olhos terão sempre um olhar de falsidade e tristeza...
O ódio forma em nossa face a face de Caim!

O ódio fere, mata o outro e fere e mata também a quem odeia.
O ódio nos faz muito mal e faz mal também para todos os encontrados no caminho da vida. Quem tem o ódio, se enxerga com um olhar enganoso de bondade.
O ódio prejudica os inocentes, espalha veneno, porque possui o poder de intoxicar cada vez mais.
O ódio, mais cedo ou mais tarde, afasta-nos das pessoas queridas e daqueles que nos desejam o bem.
O ódio mente em tudo e provoca o mal estar em todo o nosso ser...

Por causa do ódio se afastam de nós os amigos, descobrindo que falta em nós sinceridade, transparência, autenticidade.
O ódio forma em nós dupla face...
O ódio deixa-nos sozinhos, adorando a nós mesmos, isto é, adorando o demônio presente em nossa mente e também em nosso agir...
O ódio deixa o nosso interior sempre em guerra.

Somente o amor de fato pode dar valor para a nossa vida também na solidão.
Onde não há amor, ai está o deserto.
Se queremos reconstruir a paz dentro do nosso coração, se queremos voltar com verdadeiro sorriso,  precisamos aprender viver e agir com sinceridade. Só assim vamos curar a úlcera espiritual.

E se queremos sair do árido deserto, devemos arrancar e jogar para fora o verme solitário do ódio,  que se encontra dentro do nosso coração, e desintoxicá-lo, jogando fora toda nossa amargura, ambição, egoísmo,  e encher-nos de bondade.
Bondade é o amor aos amigos, é o perdão aos inimigos, é esquecer as ofensas, bem-fazer a quem nos faz mal, bendizer a quem nos maldiz.
Orar pelos, que nos perseguem!

Não façamos a nossa vingança com violência que abate a carne, mas não dobra a vontade nem coração. A nossa vingança deve ter forma de amor, a quem ninguém resiste, nem na terra, nem no céu.

Só perdoando e amando os nossos inimigos seremos os verdadeiros seguidores de Cristo!
Só dando tudo  durante a nossa vida com amor, recebemos O AMOR ETERNO!
Pe. Jan Zasowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário