Encontramos momentos na vida, que nos inspiram, para divulgarmos aquilo que a nossa própria alma sente. Com certeza, estes momentos nascem numa experiência interior, quer dizer, num profundo diálogo com Deus. Estes momentos nascem, quando mergulhamos dentro da nossa alma e nós nos perguntamos: de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos? E encontramos a resposta neste profundo diálogo com Deus - quando Ele se torna, para nossa existência, o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, compreendemos, que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão: que todos possamos nos chamar de irmãos e de seus filhos.

É preciso que exista mais amor e união entre nós, para que possamos ser a semelhança e a imagem de Jesus Cristo. Foi ELE que afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Nestas reflexões, quero convosco mergulhar no fundo das nossas almas e procurar viver a vida conforme nos foi dada.

Pe. Jan Zasowski

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Felicidade através da oração



O ideal do homem é Deus. Só com Deus o Homem é feliz. Se existir abertura, Deus pode penetrar no mais íntimo do nosso ser. Ele conhece melhor a nós do que nós nos conhecemos a nós mesmos. Com Deus deve existir relacionamento que cresce no amor: “Aquele que quiser salvar a vida há de perdê-la, mas aquele que perder a vida por amor de mim e pela causa do Evangelho, há de salvá-la.” (Mc 8,35).

Afinal,  amor com amor se paga. Por isso rezar é colocar-se à disposição de Deus. Hoje no mundo muitos não rezam, ou rezam mal, porque pensam que outras ocupações da vida são mais urgentes e mais úteis. Entretanto, o mundo de hoje tem uma necessidade de os homens da técnica também sejam homens de adoração.

Rezar é parar, dar tempo a Deus, cada dia, cada semana. No mundo moderno, o domingo tornou-se  dia, que cada um usa como quer: é o dia que nos pertence.Todos se esqueceram de que ele é o dia reservado a Deus.

Rezar é, antes de tudo, voltar-se a Deus. Se não rezarmos mais, nós nos voltaremos a nós mesmos. Muitas vezes a nossa oração é um comércio com Deus; queremos que oração dê lucro. Nós nos acostumamos só a pedir. Mas a oração deve ser uma escuta, isto é, oferecer-se completamente a Deus.

Quantas vezes falamos ou rezamos quando nos sentomos bem...  Será que isto é a oração?

Na oração não podemos procurar satisfação sensível. Muitas vezes podemos ser decepcionados se rezarmos neste sentido. Não rezamos com autenticidade quando esperamos satisfações sensíveis na oração. Devemos procurar estar na presença com Deus durante o dia, tentar achar um tempo para oração.  Até quando estamos cansados e sobrecarregados de trabalho devemo-nos obrigar a parar e abandonar totalmente diante de Deus. Isto é o ato de Fé, de abandono e de amor: é a base da oração . 

A oração não depende da nossa disposição do momento, por isso deve ser regular. Deus está sempre presente, Ele nos ama e espera por nós. Assim, podemos entender que Deus precisa de nossa oração, porque Deus quer-se comunicar conosco.
Rezar é seguir a vontade de Deus, e deixar o amor de Deus nos invadir.
Pe. Jan Zasowski


*****************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário